sexta-feira, 24 de julho de 2009

Da série "Notícias do XIV ENA" 1° Dia

Eric Silva, Lilian Romão, Nayara Carvalho e Vânia Correa, da Redação; Nathália Antoniazzi, Rafael Biazão e Simone Nascimento, do Virajovem São Paulo e Maria Camila, do Virajovem Recife
http://www.revistaviracao.org.br/
(21/07/2009)

EDITORIAL
A Rede MAB - Movimento de Adolescentes do Brasil, existe oficialmente desde 1998, quando os (as) participantes do VIII Encontro Nacional de adolescentes - ENA que aconteceu em Rio Claro decidiram que as discussões deveriam ter uma continuidade e daí retirar demandas que viessem a fortalecer as ações desenvolvidas por grupos e instituições que o compõe, com trocas de experiência e cooperação mútua. O ComunEna é o principal canal de comunicação dentro do ENA onde os(as) adolescentes, jovens e adultos se somam levando entretenimento, reflexões e muita informação para participantes do encontro. Nas duas ultimas edições, o ComunENA tem contado com apoio da Revista Viração.





Quando tudo começou...
O tema "diversidade é o grito" foi pensado na prévia do XIV Encontro Nacional de Adolescentes - ENA que ocorreu em Mococa - SP do dia 24 a 28 de julho de 2007. No meio da discussão que escolheria o tema do encontro, Amanda do Grupo TUMM comentou que os temas dos ENAs são como "gritos" da rede que reivindica por algo. De repente eis que surge uma borboleta que insistia em permanecer no local, daí outra pessoa destacou o significado da borboleta "mudança" que é a atual necessidade da rede, foi então que o Ivens Reyner trouxe a lembrança de todas(os) o poema de Vinicius de Morais "A borboleta" que fala sobre diversidade. Ficou então decidido que diversidade seria o tema. Então começaram a surgir sugestões de frases, e a escolhida pela maioria foi "diversidade é o grito", e não houve melhor aclamação do que o próprio grito das(os) participantes


Chegada do Busão
Cada ônibus que chegava ao local de credenciamento do XIV Encontro Nacional de Adolescentes - ENA, trazia novos e antigos rostinhos que se (re)encontravam e logo todo cansaço parecia sumir em meio a tantos abraços, sorrisos, olhares curiosos e o frio que chegava e aproximava mais as pessoas em busca de muita energia e calor humano.


Grita aí!!!
"Os cinco dias vão ser bons para articular, construir conhecimentos e tentar entender como cada um está enxergando a adolescência, sua vida, a cidade, o projeto." Leonel Luz, CV - Rio Claro - SP.
"As minhas expectativas pra esse ENA é a de definir o futuro da rede MAB enquanto movimento social para o MAB continuar lutando pelos direitos de adolescentes e jovens." Margarita Diaz, Reprolatina - Campinas - SP.
"Espero que todos saiam com algo em mente, que esses cinco dias façam a diferença na vida deles." Daiane Tavares, 16 anos. IRSSA - Santa Bárbara do Oeste - SP.
"Como todo evento vai ser muito marcante, já que o EPA já me marcou bastante imagina um encontro de seis dias, tudo pode acontecer mas eu sei que vai ser muito louco". Allan Guilherme, 17 anos - GAM - São José dos Campos - SP.



No escurinho do teatro...
Roda de capoeira com direito a convidados (as) da platéia, emoção na retrospectiva de momentos, pessoas que fizeram parte da rede e cresceu com ela através de fotos e falas dos adolescentes anfitriões Ana Carolina Sávio e Jean Carlos de Lima do IRSSA de Santa Bárbara, uma mesa de abertura que se encheu de adolescentes de repente e contou com a presença de importantes colaboradores, uma linda e contagiante apresentação de uma peça teatral realizada pelo Grupo de Adolescentes Multiplicadores (GAM) de São José dos Campos - SP que resgatava a história do Brasil mostrando as raízes de toda essa cultura e diversidade. Assim foi marcada a abertura oficial do XIV Encontro Nacional de Adolescentes, graças ao esforço de tanta gente que o presidente da rede fez questão de agradecer. Tanta gente por trás de um evento que dura apenas cinco dias, mas que mexe tanto, com tanta gente, que permanece em nossas mentes para sempre.
Frases:
"Temos o direito de sermos iguais desde que a igualdade não nos caracterize, e temos o direito de sermos diferentes desde que essa diferença não nos inferiorize." Boaventura.
"Não há modo mais interessante de pensar a diversidade, do que a partir daquilo que se designa por identidade." Foucault.
Abertura (mesa)
Fernanda Lopes UNFPA ‘‘Ser diferente não é ruim, ruim é quando nossas diferenças não respeitadas".
"Expressão da diversidade é um direito."
"O grito da juventude é muito alto, só precisamos querer ouvir."


Confira o depoimento de alguns adolescentes sobre o evento: http://revistaviracao.org.br/artigo.php?id=2391

Um comentário: